Rio de Janeiro / RJ - sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Consulta Hematológica

A consulta:

 

A consulta se caracteriza por uma primeira entrevista do médico com o paciente. Este normalmente vem encaminhado por outro médico; as vezes vem por sua própria vontade ou ainda pode vir  aconselhado por outros pacientes daquele médico.

O paciente vai ser interrogado quanto ao motivo da consulta e sua história de doença atual e anterior.

É importante que traga cronologicamente sua história de doença com os exames complementares. Não se deve jogar fora exames anteriores que podem ser úteis para se determinar exatamente quando tudo começou.

O paciente deve fazer todas as perguntas que quiser durante a consulta para não ficar fazendo ligações telefonicas posteriormente porque o médico certamente não vai se recordar porque pediu este ou aquele exame, já que após algum tempo ele deve ter atendido vários pacientes. Deve ter o mesmo comportamento em relação às dúvidas quanto aos medicamentos prescritos.

As vezes é interessante o paciente trazer para a consulta um papel com as queixas que gostaria que o médico soubesse ou anotasse qualquer dúvida quanto à prescrição médica.

Chegue sempre no horário nem adiantado demais nem atrasado, afim de não dificultar o andamento do consultório.

Se possível não traga acompanhantes ou um acompanhante já é o suficiente para ajudar os pacientes mais idosos a se lembrarem das queixas ou crianças.

Não perca os pedidos de exames pois isso causa um transtorno na agenda do médico.

Venha somente se marcado antes com a secretária.