ESTUDO COMPARATIVO DE DUAS METODOLOGIAS PARA DETERMINAÇÃO DA HEMOGLOBINA A2.

Heloisa H Gallo da Rocha - Médica Hematologista, Supervisora do Setor de Hematologia do LaboratórioLâmina, Rio de Janeiro. Antonia Cristina Gama de Sá - Bióloga do Setor de Hematologia do Laboratório Lâmina.

Objetivo: Comparar duas metodologias para o ensaio de Hemoglobina A2 e verificar se as mesmas oferecem resultados estatisticamente superponíveis.

Materiais e Métodos:As determinações da Hemoglobina A2 foram feitas em 107 amostras de pacientes no ano de 1998 no Laboratório Lamina através de duas metodologias:1)Cromatografia de troca aniônica (Helena Beta - Thal HbA2 Quick Column)Eletroforese automatizada em gel de agarose Hydragel (Hydrasys LC). As etapas automatizadas de eletroforese são efetuadas em seqüência: aplicação, migração, incubação,coloração,descoloração e secagem da amostra. Posteriormente a fita é escaneada e é feita uma leitura com impressão dos resultados.

Resultados:107 amostras de sangue tiveram a Hemoglobina A2 determinada nos dois métodos já descritos.

Foram feitos estudos estatísticos de análise de teste T pareado e determinação do p value (Fisher).

A média dos valores de Hemoglobina A2 na metodologia 1 (coluna) foi de 3,025 com uma variância de 0,954546.A média dos valores de Hemoglobina A2 na metodologia 2 (eletroforese) foi de 2,804 e a variância foi de 0,823091.O p value foi igual a 0,000117 (não significativo).

Conclusão:Os dois métodos se mostraram estatisticamente superponíveis na determinação da Hemoglobina A2. Concluímos que a determinação da Hemoglobina A2 pode ser feita tanto em coluna de troca aniônica como em eletroforese em gel de agarose automatizada.